sábado, 18 de novembro de 2017

Novembro Azul Pet


A campanha Novembro Azul Pet, em paralelo às ações realizadas para os homens, tem como proposta chamar a atenção dos tutores para a importância dos exames em cães machos com o objetivo de diagnosticar as doenças que acometem a próstata, principalmente dos animais de meia-idade a idosos.
Dentre as doenças que atingem a próstata, a Hiperplasia Prostática Benigna (aumento bilateral do tamanho da glândula) é a mais comum, sendo que aproximadamente 100% dos cães não castrados, durante o avançar da idade, desenvolvem evidências dessa patologia. Também destacam-se as Prostatites Bacterianas (infecções), os Cistos Prostáticos e o câncer propriamente dito. No caso desse último, se comparado com o câncer de mama em cadelas, a apresentação menos maligna das afecções em machos é um ponto favorável no prognóstico, tratamento e sobrevida dos animais diagnosticados com a doença.
Os cães acometidos pelas doenças da próstata podem apresentar sintomas como febre, dor abdominal, corrimento uretral, esforço para urinar, andar enrijecido e dor quando há palpação retal. Em estágios mais avançados, podem aparecer sinais que apontam para infecções que acometem múltiplos órgãos do animal.
Diagnóstico
O diagnóstico da Hiperplasia Prostática e de outras doenças que atingem a próstata é baseado na presença de sinais clínicos, na detecção de alterações anatômicas durante a palpação retal, nos exames radiográfico e ultrassonográfico ou ainda, nos exames citológico e histológico (biópsia), que são importantes para a distinção das afecções malignas ou benignas.
Tratamento
O tratamento depende do diagnóstico correto da doença. Nos casos de infecções, a utilização de antibióticos pode oferecer bons resultados. Já nas confirmações de neoplasias (câncer), o médico veterinário pode ou não optar pela intervenção cirúrgica para a remoção do nódulo ou da próstata. A Hiperplasia Prostática Benigna tem prognóstico favorável se detectada precocemente. O tratamento consiste em realizar a castração do animal. Estudos comprovam que 15 dias após a castração, a próstata diminui em até 80% o seu tamanho.
Prevenção
A prevenção é essencial. Levar o animal ao médico veterinário regularmente é muito importante. Quando as doenças são diagnosticadas no início, as chances de tratamento são maiores. A partir dos seis anos de idade, é recomendado que o cão faça exames preventivos, como o toque retal para palpação da próstata. O exame é muito simples e pode ser feito durante a consulta.
Para prevenir as doenças da próstata, a castração é considerada o método mais efetivo. É indicado que o animal seja castrado antes da puberdade para evitar a maturação da glândula e de todo o aparelho reprodutor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo!

Nós da Art Animal trabalhamos comprometidos com o sucesso.Procuramos realizar nosso trabalho com competência cientes que estamos lidando com vidas,com os melhores amigos e,porque não dizer com filhos.Temos consciência da nossa responsabilidade e por isso investimos em treinamento e especilização.

Estamos aptos e capacitados para atendê-los ,faça-nos uma visita.

Equipe Art Animal